Radio edificação

Pregadores da seara

Pregadores da seara
Pregadores da seara

letreiro

O PECADO DO HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS / CULTO DE ENSINO ASSEMBLEIA...



Culto de ensino da palavra 14/12/2022


TEMA: O PECADO DO HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS 


Introdução:


DAVI FICOU EM JERUSALÉM:

1Sm 13:14  Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. 


O capítulo 11 registra o pecado e queda trágicos de Davi. Ao invés de ir diante do seu exército na batalha, conforme fizera antes, Davi ficou em Jerusalém. Foi tomado de uma indolência que não demorou a levá-lo ao colapso moral e espiritual. Sua vida de conforto e luxo como rei desenvolveu nele autoconfiança e a imoderação.

Nesse tempo, ele deixou de ser homem segundo o coração de Deus.

Davi, deste modo , caindo da graça Gál 5:4  Vós, que vos justificais por meio da Lei, estais separados de Cristo; caístes da graça

É uma advertência a todos crentes, 1Co 10:12  Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. 


A Bíblia não se limita a descrever as façanhas de seus herois , mas revela igualmente seus pecados, erros e fragilidades.

Homens como Nóe, Abraão e Jacó cometeram graves faltas na caminhada espiritual Gên 9:20  E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha. 

Gên 9:21  E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. 

Gên 27:19  E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito. Tenho feito como me disseste. Levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. 


E a bíblia não as esconde. Davi, embora ungido do Senhor, deu lugar  ao Diabo, e veio a cometer dois gravíssimos pecados. Por isso Jesus nos alerta e orar e a vigiar constantemente Mat 26:41  Vigiai e Orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. 


Neste ensino procura mostrar que ser escolhido de Deus, para algum propósito , não evita a possibilidade de uma eventual (e inevitável)queda. Por essa razão , não podemos descuidar da nossa vida espiritual.


É imprescindivel estar cheio do Espirito Santo, para nao sumbirmos aos desejos da carne , atentando seriamente para este conselho de Paulo: 1Co 6:18  Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 


1- SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS 

A Expressão um homem segundo o seu coração fala de alguém que procura agradar a Deus ao Senhor . A Bíblia declara que Davi era esse homem.

Davi era que agradava a Deus porque em tudo priorizava a sua vontade.

Davi sabia esperar, seu coração sentia segundo os sentimentos do Senhor.

Ele não se apressava, não agia precipitadamente, não frustrava os planos divinos nem buscava sua própria vontade, mas agia consciente e moderadamente Flp 4:5  Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor 


Um líder segundo o coração de Deus tem intimidade com o pai. O senhor quer nos dar pastores segundo o coração de Deus.Jer 3:15  Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência. 


2. DAVI ERA O ESCOLHIDO DE DEUS , MAS DEU LUGAR AO DIABO.

Davi era o homem escolhido de Deus, mas, infelizmente, cometeu pecados graves não foi um exemplo de perfeição absoluta como líder espiritual nem como homem público . A grande diferença entre Davi e Saul foi o arrependimento


O Salmo 51 revela a confissão de Davi, sua súplica por perdão e seu rogo por renovação espiritual . ele não escondeu as suas transgressões, confessou-as e buscou perdão 

O perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. A falta de perdão é como uma pedra amarrada na perna de alguém, que a arrasta para o fundo do mar.

Se Deus perdoou os nossos pecados e se nós queremos ser parecidos com Deus, que motivos podemos ter para não perdoar alguém?

Se nós perdoarmos, receberemos perdão; essa é uma verdade que nos deve motivar. Se realmente compreendemos o que Jesus fez na cruz, o perdão deve fluir no nosso coração.

Mat 18:21  Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? 

Mat 18:22  Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 


Mar 11:25  E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. 

Mar 11:26  [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.] 


Enquanto nosso corpo não for plenamente redimido lutaremos contra a tentação e o pecado. Mas chegará o dia que o que é 1Co 15:54  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória


Enquanto isso, trilhamos o caminho o caminho da santidade, da oração, da leitura da bíblia e da fulga da aparência do mal 1Ts 5:22  abstende-vos de toda forma de mal. 

1Ts 4:12  de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.

Deixo, porém, este alerta: é possível, sim termos uma vida irrepreensível tanto diante de Deus quanto diante dos homens


II- AMBIENTE EM QUE DAVI PECOU 


  1. CRIANDO UM AMBIENTE PROPÍCIO AO PECADO.

DURANTE ESSE TEMPO DAVI ESTAVA COM A MENTE DESOCUPADA SENDO ASSIM TENDO MAIS CHANCE DE SER TENTADO .

Davi não pecou apenas por ter visto Bete-Seba, mas porque seu olhar foi pecaminoso, ele não procedeu como Jó, que fez concerto com os seus olhos para não pecar Jó  31:1  “Estabeleci um pacto com meus olhos de não atentar com cobiça por donzela alguma.


No lugar de Davi ter andado ocioso pelo palácio, Davi deveria ter fugido da aparência do mal.


Ser tentado não é pecado, mas ceder á tentação é. Jesus foi tentado mais não cedeu à tentação , repreendeu o Diabo com as Escrituras Mat 4:1  Jesus foi então conduzido pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 


Heb 2:18  Considerando, portanto, tudo o que Ele mesmo sofreu quando tentado, Ele é capaz de socorrer todos aqueles que semelhantemente estão sendo atacados pela tentação. 


A Tentação tanto pode vir de fora (do mundo e do Diabo) quanto de dentro de nós Tgo 1:14  Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado



  1. OS MEIOS QUE CONTRIBUEM PARA PRÁTICA DO PECADO.



Em geral, quando a pessoa começa a desejar o pecado, ela aprofunda esse desejo , fecha-se para as coisas de Deus, levando o Espírito Santo a retirar-se dela . Assim foi com Davi ele indaga sobre a mulher que se banhava e por meio de seus poderes reais ordenou que a buscassem.

Ele mandou buscá-la mesmo sabendo que se tratava de uma senhora casada .


Nada mais podia detê-lo no caminho do pecado, mesmo sabendo que se tratava de uma senhora casada.


  1. Esse relato dos pecados de Davi e as tragédias que se seguiram na sua vida pessoal e doméstica serve como exemplo de grave advertência, não somente para Israel, como também para o crente do NT.Concernentes a eventos semelhantes na época do êxodo , o espírito santo salienta através do apóstolo Paulo  1Co 10:11  Tudo isso lhes aconteceu como exemplo, e foi escrito como advertência para nós sobre quem o final dos tempos já chegou! 

  2. O pecado de Davi demonstra até onde pode cair má pessoa uma pessoa que se desvia de Deus e da orientação do Espírito Santo ao mandar eliminar Urias e tomar a sua esposa, Davi estava desprezando Deus e a sua palavra 

  3. Embora Davi tenha se arrependido dos seus pecados e recebido o perdão da parte de Deus as consequência disso não foram eliminadas por Deus, semelhantemente, um crente que venha a cometer pecados terríveis pode receber através da tristeza segundo Deus e o arrependimento sincero a graça o perdão da parte de DEUS mesmo assim a restauração do nosso relacionamento com Deus não significa que escaparemos do castigo temporal nem que ficaremos isentos das consequências dos pecados específicos.

lucas 10

Para quem quer pregar sem medo

Reverendo Caio Fabio curso completo