Radio edificação

Pregadores da seara

Pregadores da seara
Pregadores da seara

letreiro

LIÇÃO 11- A VISÃO DO TEMPLO E O MILÊNIO- FERNANDO PESSOA - ASSEMBLEIA DE...


A VISÃO DO TEMPLO E O MILÊNIO

LIÇÃO 11 

Introdução:


Os capítulos 40-48 formam a seção final do livro. Portanto, não há divisão entre estes capítulos, que tratam do mesmo tema: O templo ideal (milenar?) e Os capítulos 40-48 formam a seção final do livro. Portanto, não há divisão entre estes capítulos, que tratam do mesmo tema: O templo ideal (milenar?) e seus acessórios. É melhor dizer que o tema predominante é a restauração de Israel e o templo ideal é um subtema. O trecho de Eze. 40.1-43.27 fala do próprio templo; Eze. 44.1-46.24 descrevem a adoração do Israel restaurado, que inclui, necessariamente, o templo e seu culto. Então, Eze. 47.1 -48.35 tratam da Terra da restauração.


A Volta da Glória Shekinah e Conseqüências (43.1-27)

“Como Deus, sobre seu carro-trono, tinha abandonado o templo, saindo pelo Portão Oriental, assim, agora, volta da mesma direção para rededicar e purificar o templo com Sua presença (cf. Êxo. 40.34-38; I Reis 8,10-11).


O evento foi poderoso como o trovão ou o som de muitas águas (Eze. 1.24; Apo. 14.2; 19.6)

Eze 1:24  E, andando eles, ouvi o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, a voz de um estrondo, como o estrépito de um exército; parando eles, abaixavam as suas asas.


Apo 14:2  E ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas e como a voz de um grande trovão; e uma voz de harpistas, que tocavam com a sua harpa.


 e o brilho do sol. A terra, refletindo a glória do Senhor, iluminou-se gloriosamente (Isa. 60.1-3). 

Isa 60:1  Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti. 

Isa 60:2  Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. 

Isa 60:3  E as nações caminharão à tua luz, e os reis, ao resplendor que te nasceu.



O Eze. 6.12 mostra que o templo restaurado terá exclusivamente usos espirituais, ordenados por Yahweh. Nenhuma influência do rei terrestre será admitida (capítulo 8; I Reis 7.1 -12; 11.3; Amós 7.13)” 


Eze 6:12  O que estiver longe morrerá de peste; e o que está perto cairá à espada; e o que ficar de resto e cercado morrerá de fome; e cumprirei o meu furor contra eles. 


Palavra chave para essa Lição Santidade 


I- SOBRE O QUE VEM DEPOIS DA RESTAURAÇÃO 


Essa visão foi igual a qual nós já estudamos durante essa lição capítulo 8.


  1. A PORTA ORIENTE DO TEMPLO 


Então me levou à porta... que olha para o oriente. A glória de Yahweh (ver em Eze. 1.28) entrou pelo mesmo portão do qual tinha saído, o Portão Oriental, onde o sol se levanta e dá vida ao mundo inteiro. Este versículo ensina que reversos são possíveis, até mesmo os de situações consideradas impossíveis. Quando o Espírito de Deus toma parte em uma situação, todas as impossibilidades são anuladas. 

Oh, Senhor, concede- nos tal graça! “A glória Shekinah era a distinção especial do velho templo e, assim, também do novo, mas se realizará em grau muito mais elevado no segundo” 


  1. Três observações importantes

43.2

Eis que do caminho do oriente vinha a glória do Deus de Israel. Como o sol se levanta no oriente e ilumina o céu, de horizonte a horizonte, assim a glória de Yahweh, o Sol da alma, iluminará todos os homens. A chegada da presença divina é anunciada universalmente, e o grito de triunfo é como o som de muitas águas, ouvido por todos os homens da terra. Todo o globo terrestre brilha com a Sua glória que vem depois de uma noite escura de sofrimentos, quando o povo desiste de praticar sua idolatria-adultério-apostasia. A luz de um novo dia brilha sobre o povo renovado.


Isa 6:3  E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 

Isa 6:4  E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.


Ver a figura das muitas águas em Eze. 1.24; 19.10; 31.4; Apo. 1.15; 14.2; 17.1; 19.6. “A terra brilhando com Sua glória reflete o simbolismo solar da glória de Yahweh. Cf. Isa. 60.1-3; Deu. 33.2; Hab. 3.3-4; Luc. 2.9” (Theophile J. Meek, in loc).


Eze 19:10  Tua mãe era como uma videira na tua quietação, plantada à borda das águas; ela frutificou e encheu-se de ramos, por causa das muitas águas


Apo 1:15  e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas.


  1. AS REMINISCÊNCIAS

43.3-4


A glória do Senhor entrou no templo pela porta que olha para o oriente. A glória de Yahweh, vinda do oriente, entrou no templo pelo Portão Oriental e foi diretamente para o Santo dos Santos. Dessa maneira, a glória Shekinah (ver a respeito no Dicionário) foi restaurada a Israel.


O velho dia de iniqüidades terminou. Com o Novo Dia, o Reino do Messias (nos seus passos iniciais) se iniciou. Para o significado do Portão Oriental, ver Eze. 40.6-16. Esta visão foi tão dramática quanto aquela da destruição de Jerusalém.


Ezequiel descreve este acontecimento em detalhes. A primeira visão foi recebida perto do rio Quebar, onde o profeta se prostrou, com o rosto no chão, tão aterrorizado estava. Agora, no novo templo, o dia escuro esvanece na luz do novo dia.


“Assim Israel renovado e dedicado fica esperando por Deus. Ele volta da mesma maneira grandiosa que tinha saído. O autor aqui consegue captar uma partícula da essência do evangelho. O Deus que julgou é o mesmo que restaura anulando deslealdades do passado. Seu amor nos ganha de volta, e o que Ele ganhou, Ele transforma”



II- O TEMPO DO MILÊNIO

Isa 2:1  Visão que teve Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e de Jerusalém. 

Isa 2:2  E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do SENHOR no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. 

Isa 2:3  E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR. 

Isa 2:4  E ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear. 

Isa 2:5  Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR. 


  1. UM TEMPLO DIFERENTE


Heb 9:19  porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, 

Heb 9:20  dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado


O templo restaurado pode ter somente atividades espirituais, como ordenadas por Deus; nenhuma influência política será tolerada (capítulo 8; I Reis 7.11 -12; 11.33; Amós 7.13). O novo templo será o Trono de Yahweh, onde Ele manifestará Sua glória para sempre em Israel (vs. 7). Cf. Eze. 5.9.0 trono de Yahweh é o Santo dos Santos (hebraico, debhir). A presença divina enfatiza a divisão radical entre o sagrado e o profano, como projetado em Eze. 42.20. Yahweh combina divindade e realeza, restaurando a teocracia, o governo ideal para Israel. O deus-rei era um conceito comum nas nações pagãs, e Yahweh-Rei era a versão desse conceito em Israel.

“O templo servirá como a habitação terrestre de Deus e um meio de comunhão entre o divino e o humano.

 Israel nunca mais profanará o santo nome (cf. Eze. 20.39 e 39.7), 

Eze 20:39  Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor JEOVÁ: Ide, sirva cada um aos seus ídolos, pois que a mim me não quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos.


Eze 39:7  E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel. 


adorando ídolos mortos e inúteis e trazendo desastres para a nação (Eze. 43.7- 8)" 


  1. UMA DISPENSAÇÃO DIFERENTE 


Este é o lugar do meu trono. Às vezes, a própria Jerusalém é designada trono de Yahweh. Cf. Jer. 3.17; 14.21. Mas o templo, o centro do culto, continuará sendo o trono. Naquele lugar, metaforicamente, Yahweh coloca Seus pés. A nova habitação será para sempre, anulando as provisões temporárias e imperfeitas. O Novo Dia não será mais seguido por uma noite, porque o Sol dos céus brilhará permanentemente. O templo nunca mais sofrerá poluição de tipo algum, especialmente de ritos pagãos licenciosos (Eze. 20.39; 39.7). O céu é o hábitat natural de Deus, mas Ele condescende ao estado humilde do homem, fazendo da terra estrado de Seus pés (Isa. 66.1; Mat. 5.35). A presença dos pés metafóricos de Deus é o máximo que o homem, no seu estado humilde, pode agüentar.





 3 . UM RITUAL DIFERENTE 


Jer 3:16  E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: A arca do concerto do SENHOR! Nem lhes virá ao coração, nem dela se lembrarão, nem a visitarão; isso não se fará mais


Isa 65:17  Porque eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. 


III- SANTIDADE E GLÓRIA 


  1. A GLÓRIA DE DEUS VOLTANDO AO TEMPLO

43,5

Eis que a glória do Senhor enchia o templo. A glória de Yahweh era tão grande que encheu o templo inteiro, não meramente o Santo dos Santos. Cf. Isa. 6.1-3; I Reis 8.11; II Crô. 5.14. A mesma glória encheu o tabernáculo (Êxo. 40.34-38; Lev. 9.23). No fim, a própria Terra será o templo que Yahweh encherá com Sua glória. Cf. Isa. 11.9 e Ageu 2.7,9.0 profeta foi sujeito a uma experiência mística, visionária, de grandes proporções. 


Isa 11:9  Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. 


Age 2:7  e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. 


Age 2:9  A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos

A experiência do presente versículo é atribuída à presença e atuação do Espírito. 


  1. A IDENTIDADE DO GUIA CELESTIAL


A voz de Yahweh veio para revelar mais verdades ao profeta. Ezequiel ouviu aquela voz saindo da casa (templo). Entrementes, o homem (Anjo?, Guia, Arquiteto) continuava como guia do profeta. Deus é a fonte da verdade, da vida e da razão para continuar vivendo. Mas Seus servos, anjos e homens, são Seus ajudantes. Ver o ministério dos anjos, em Heb. 1.14. Os guias angelicais são também professores e intérpretes. A vida humana é enriquecida pelo ministério do Espírito, através de Seus instrumentos.


Às vezes, a própria Jerusalém é designada trono de Yahweh. Cf. Jer. 3.17; 14.21. 

Jer 3:17  Naquele tempo, chamarão Jerusalém de trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do SENHOR, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. 


Jer 3:17  Naquele tempo, chamarão Jerusalém de trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do SENHOR, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. 


Mas o templo, o centro do culto, continuará sendo o trono. Naquele lugar, metaforicamente, Yahweh coloca Seus pés. A nova habitação será para sempre, anulando as provisões temporárias e imperfeitas. O Novo Dia não será mais seguido por uma noite, porque o Sol dos céus brilhará permanentemente. O templo nunca mais sofrerá poluição de tipo algum, especialmente de ritos pagãos licenciosos (Eze. 20.39; 39.7). O céu é o hábitat natural de Deus, mas Ele condescende ao estado humilde do homem, fazendo da terra estrado de Seus pés (Isa. 66.1; Mat. 5.35). A presença dos pés metafóricos de Deus é o máximo que o homem, no seu estado humilde, pode agüentar.


Não contaminaram mais o meu nome santo, nem eles nem os seus reis. Os reis, que deviam ter sido os mais fiéis à lei e ao culto de Yahweh, foram os principais ofensores, praticando sua idolatria-adultério-apostasia. Levantaram monumentos idólatras para aumentar suas iniqüidades, que já eram monstruosas. Até poluíram o templo, estabelecendo cultos pagãos naquele lugar.



3 SANTIDADE PARA SEMPRE.


Contaminaram o meu santo nome com as suas abominações. Aqueles homens reprovados poluíram o santo nome, colocando seu limiar e sua ombreira junto aos Dele. Esta referência obscura talvez possa significar que túmulos (que pareciam grandes casas) foram construídos perto do templo, tomando-o imundo. 


Talvez a referência seja aos monumentos (construções idólatras) que os reis misturaram com os edifícios sagrados, e que corresponderia à palavra "abominações” aqui. Normalmente, os túmulos eram construídos fora da cidade para evitar impureza cerimonial (I Sam. 25.1; I Reis 2.34)


Lancem eles para longe de mim a sua prostituição... A limpeza das poluições devia incluir dois princípios essenciais:

 1. A idolatria seria eliminada. 

2. Os monumentos de ídolos (ou mausoléus dos reis) seriam afastados da área sagrada. Se o povo fizesse estas coisas (que representavam uma purificação geral), então Yahweh habitaria entre o Seu povo.

“Davi foi sepultado na cidade de Davi, perto do monte Sião, próximo ao lugar onde o templo foi construído; a mesma situação se apiicou aos túmulos dos outros reis. Deus exigiu que a vizinhança do templo fosse libertada daquele ultraje”


43.12

Esta é a lei do templo. A lei que governava o templo ideal incluía a providência de sua separação do profano. 

O templo foi construído para ser um lugar santo e dedicado a Yahweh, a fim de que o povo também pudesse tornar-se santo como o povo de Deus, separado das nações pagãs. O cume do monte é uma referência à colina, Sião, localidade tradicional dos templos dos judeus. Cf. Eze. 40.2. Aquele lugar não podia ser poluído nem profanado; era um lugar santíssimo. Um muro o separava do profano (Eze. 42.20). “Uma santidade difundida em toda parte era a lei da Casa”


lucas 10

Para quem quer pregar sem medo

Reverendo Caio Fabio curso completo